sábado, 27 de maio de 2017

ENSINO EDUCACIONAL AVANÇADO




Para alunos (as) que se formavam no curso primário, tinham como opção continuar a estudar em outras cidades circunvizinhas a Dores de Campos, mas despendiam de grandes e variadas despesas para transportes (uma boa parte estrada de chão), livros e pagamento às instituições de ensino particulares, alguns estudaram em sistema de internatos, comandados por padres ou freiras,  cujo sistema era rigoroso quanto à segurança e responsabilidade com os estudantes, e às vezes, sobravam poucos dias de folga para ir à casa de seus pais.

As grandes famílias, tornavam difícil e sem condições de alguém poder estudar fora. O trabalho era importante para manter o sustento da família e aqueles que já tinham condições de trabalhar e ajudar nas despesas doméstica tornava mais difícil em frequentar alguma instituição em outras cidades.

Padre João Cupertino da Silva.  Aproveitando a parte de baixo do Salão Santo Thomaz de Aquino, "Salão Paroquial", que transformou em salas de aula. Começando com poucos alunos, em que o próprio Padre João era o professor.  Iniciando assim uma forma de ensino educacional avançado. Posteriormente com a demanda crescente e alunos, mais salas de aulas e a necessidade da construção de um estabelecimento de ensino maior. Foi o início do sistema de ensino denominado de Admissão.









Com a crescente demanda de alunos, iniciou-se a construção de um espaço maior para atender um grande número de pessoas que se interessavam em aumentar seus conhecimentos e com aumento de cursos avançados e profissionalizante. Assim, veio a necessidade de um espaço maior para acrescentar os cursos de Contabilistas e de formação de Professores.






Em uma formatura de 1968 a presença de pessoas ilustres, Tostão que no auge de sua carreira veio nos prestigiar com sua presença.


Desses bancos escolares saíram grandes profissionais, que ajudaram na evolução dos habitantes de Dores de Campos, que também, mais tarde vieram a ser grandes professores e dando continuidade nessa grande tarefa da evolução. 


Com educação e Civismo do Colégio Comercial Nossa Senhora das Dores, (denominação posterior) teve  participações em desfiles nas comemorações da Pátria, com memoráveis desfiles de 7 de Setembro.








Com as mudanças na educação brasileira não foi mais possível continuar com os cursos profissionalizantes e consequentemente o 2° grau, ficando a cargo das instituições do ensino superior.







(*)Em rascunho, aguardando informações que possam ajudar.