terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A CABANA DO INDIO (cont.)

Os personagem tambem estavam ansiosos para uma boa apresentação da peça programada.

A preparação e acertos de alguma detalhe importante da peça.














A satisfação é notória no rosto das pessoas

A Cabana do Índio foi uma edificação no centro de Dores de Campos, nos anos 1960, que naquele tempo era um coisa de grande expressão para a cidade. Quem conheceu sabe, parecia estar em outro lugar de maior modernidade.  




Obs: Fotos cedidas por Ofélia Ferraz, filha de José Maria Possas.

A CABANA DO INDIO

UM PERSONAGEM DE GRANDE REALIZAÇÕES DE EVENTOS CULTURAIS EM DORES DE CAMPOS


JOSÉ MARIA POSSAS, realizou diversos eventos culturais em Dores de Campos. Na década de 1950 criou teatro, cinema e uma Cabana.

O Cinema de José Maria Possas, no Salão Santo Thomaz de Aquino

Alguns dos evento culturais, realizados no Salão Paroquial e onde havia estrutura para realização de teatros. Esquematizada até uma escada que saia da rua e que dava acesso ao palco, sem que os espectadores vissem por onde passavam os personagem nas apresentações.


                              A CABANA DO ÍNDIO


Aproximadamente entre 1959 a 1962, José Maria Possas construiu uma cabana, com colunas em madeira e as paredes em bambu, situava-se na Av. Governador Valadares ao lado direito da casa de Celestino Ferraz. Nessa cabana havia espaço para um barzinho, galeria onde ficavam mesas em compartimento um pouco mais elevado que o piso do salão e que as pessoas podiam assistir às peças sem que fossem impedidos por alguém que parasse à sua frente, um local reservado para bandas e orquestras e o próprio salão de danças e apresentações culturais, também com acesso fácil aos banheiros.

O local tornou-se um ponto de laser e de atrações nos finsis de semana, onde a sociedade se encontravam para um bate papo e bebericarem para se descontraírem, alem de apreciarem alguns dos espetáculos apresentado. 

Inauguração da Cabana do Índio

Este agachado é o Sr. José Maria Possas
Muitos da sociedade foram convidados...
A participarem deste grande evento...
Que mereceu um brinde
 
As pessoas estavam ansiosas pelo evento de inauguração



(continua)  

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MUSEU VIRTUAL - PARTE 3



Salão Santo Thomaz de Aquino (Salão Paroquial)

Loja do Senhor Cortez

Comércio do Senhor "Chico Dunga"



Comércio do Senhor Celestino Ferraz

Residência do Senhor José Maria Tranqueira

Comércio do Senhor Brandão

Residência da família do Senhor Alemão

Residência e Fábrica do Senhor Hélcio Moncorvo

Residência do Senhor Celestino Ferraz


MUSEU VIRTUAL - PARTE 2





Fotos que marcaram melhorias para o desenvolvimento e o convívio social em Dores de Campos.


Criação do primeiro grupo musical, que veio para descobrir o verdadeiro dom dos habitantes e que em sua maioria são musicistas natos.
  


Veículos que vieram para melhorar a locomoção para maiores distâncias e acessos para outras cidades. 
Denominado de Grizu em Dores de Campos

Não encontrando foto, bati foto de uma gravura, da primeira bonba de gasolina em Dores de Campos. Através de manivela, acionava o dispositivo que levava a gosolina para a parte superior e graduado em litros e depois passar para o tanque do carro.

Veículos para o desenvolvimento administrativo da Prefeitura.

As atividades musicais começam a ter destaques e crescimento de Bandas e Orquestras. Uma atividade que caiu no gosto e apreciação da população, que aos poucos foram aumentando participantes.