quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CINE POPULAR, PRIMEIRO CINEMA EM DORES

Por volta dos anos 1925 e 1930, o Sr. João Sena (Memeca),  montou o primeiro cinema. A princípio funcionava com energia de um gerador movido a gasolina.
Quando da chegada do primeiro sistema de energia, na década de 1930,  passou a usar energia fornecida pela hidrelétrica Azevedo e que de vez em quando caia  a potência e logo a energia era restabelecida pelo gerador. Os filmes eram exibidos por uma projetora apenas e por razões técnicas - filme que arrebentavam ou por queda de energia - o filme era interrompido por algumas vezes.


Os filmes ainda de cenas mudas, eram acompanhados por orquestra, ao vivo, que entoavam a musica de acordo com as cenas: se romântica, drama, ação ou comédia. Geralmente, a exibição de filmes era feita aos domingos e quando chegava algum filme, que vinha através da Ferrovia Oeste Mineiro, a divulgação era disputada pela garotada, em troca de entrada grátis.

Levavam um cartaz com a foto do filme a ser exibido e fazendo um pouco de alarido, com um sincerro (pequenos sinos, que se usava no peitoral do burro de guia, nas tropas), percorriam por algumas ruas para a divulgação e  para que a população soubessem da programação do cinema.

O Sr. João Sena, com visão de negócios, contratava Terezinha Rodrigues, para vender picolé. Na época, não havendo refrigeradores, os picolés vinham(de São João Del Rei), acondicionados em uma barrica e que ao fundo, eram colocadas barras de gelo e forradas com  serragem,  dessa forma, os picolés mantinham condições normais de serem consumidos.

Nenhum comentário: