terça-feira, 10 de setembro de 2019

NOSSA SENHORA DAS DORES, A PADROEIRA DE DORES DE CAMPOS




A Imagem de Nossa Senhora das Dores veio para o Município de Dores de Campos (quando ainda Distrito do Patusca) em 1879, como doação, (clique para saber mais). Desde então, tornou-se a Padroeira de Dores de Campos.


As barraquinhas começaram mais ou menos por volta de 1930, tornando-se tradicional como um evento para laser e uma forma de a Paróquia conseguir ajuda para manutenção da Igreja e algumas despesas de energia, limpeza e etc.,

As barraquinhas compõe-se de: barraca do coelho ( que as pessoas compram o bilhete com um número, e, se o coelho entrasse na casinha com o  respectivo número, a pessoa leva o prêmio oferecido no momento), Deus lhe Pague (bilhetes enrolados para escolha das pessoas, que poderia ter a sorte de conter o prêmio, ou, simplesmente escrito "Deus lhe Pague", a área do churrasco, que com um bom tempero atraem as pessoas para degustar um bom espetinho feito na hora (muito bom) e outras que pode ser de qualquer forma de joguinho. Mas, tudo em prol da Igreja e cujos prêmios são doados por comerciantes.   

Com  informação de  Sebastião Ely Goulart, a visitação da Padroeira aos Bairros começou no início dos anos 70, na época de Padre Antônio dos Santos e a visitação passou a ser no começo de setembro, anteriores ao dia 15, dia da Padroeira. de Nossa Senhora das Dores.  

No dia 15 de Setembro é o dia destinado às homenagens a Nossa Senhora das Dores. Portanto o dia 15 de Setembro é Dia Santo e Feriado Municipal, por Nossa Senhora das Dores ser a Padroeira de Dores de Campos.

São vários eventos que acontece em prol da Padroeira, como: passeata de carros de bois, veículos, show pirotécnicos, as barraquinhas, show de Bandas e outros eventos musicais. Tudo na bênção de Nossa Senhora das Dores, a Padroeira do Município de Dores de Campos. A denominação da cidade tem a ver com a denominação da Padroeira, Nossa Senhora das  "Dores" e do sobrenome do deputado que ajudou na emancipação, Luiz "de Campos" e assim a cidade foi registrada com o nome "Dores de Campos".

Dia da emancipação: 17 de Dezembro de 1938
Primeiro Prefeito (1938/1945)


Nenhum comentário: