sábado, 28 de agosto de 2010

DISTRITO DE BARROSO

         

O Distrito de Barroso esteve anexado ao município de Barbacena, Tiradentes e Prados até 1890.
Quando Barroso pertencia a Tiradentes,MG. Foto de Sérgio Gonçalves

Através do Decreto 41 de 15 de abril de 1890, que nesta mesma época o território de Prados havia desmembrado do território de Tiradentes  e pertencendo também  o Distrito de Dores, anexou também o Distrito de Barroso ao território de Prados. Como ficava difícil a comunicação de Barroso com a sede (Prados), conseguiu-se que Barroso voltasse a pertencer a Tiradentes. Após a criação do município de Dores de Campos em 17 de Dezembro de 1938, Barroso optou em 01 de janeiro de 1939, a pertencer ao município de Dores de Campos, recentemente criado e de melhor acesso para a população do Distrito de Barroso.
 
Foto de Luciano Nascimento


Dores de Campos já apresentava um pequeno progresso, depois da criação do município. Os nossos Mascates levaram a conhecimentos, sobre o povo e a cidade de Dores de Campos para outros Estados e outros recantos do Brasil.  Alguns empresários de outros Estados, vieram para montar aqui uma outra atividade, uma grande indústria, a fábrica de cimento. Depois de muitas pesquisas concluíram que no Distrito de Barroso seria a melhor opção, por causa da proximidade da matéria prima. Em 1950 a grande indústria, a fábrica de cimento, instalou-se no Distrito de Barroso, que foi onde acharam mais próxima e abundante  à matéria prima para a fabricação do cimento. Dores de Campos até incentivou, dando isenção de impostos, por 10 anos.
Foto de Geraldo Cosme Pinto

Em pouco tempo já estavam produzindo o cimento. Com a introdução do cimento no mercado dorense, as casa de Adobe ou taipa foram sendo substituídas por construções mais resistentes e de melhor aparência. Também, em algumas ruas foram construídos meio fios e calçadas cimentadas. Praças e jardins foram melhorando, com a colocação de bancos de cimento. Aos poucos Dores de Campos foi tendo  uma melhor arquitetura e aparência.

O Distrito de Barroso já apresentava um rápido progresso. Diante disso, a população barrosense começou a pensar em formar seu próprio município, que depois de várias reuniões em Dores de Campos, foi concedida a emancipação do Município de Barroso, que se deu em 01 de dezembro de 1954.

Quando a Maria Fumaça passava em Barroso






Nenhum comentário: