sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ADMINISTRADORES DE DORES DE CAMPOS (Inácio Silva,José Ma.Tranq.,Bombola)


INÁCIO SILVA – O Primeiro prefeito eleito pelo povo na cidade de Dores de Campos. Governou por dois mandatos: de 1948 até 1951 e de 1955 até 1959. Para o bem estar da população fez melhorias de calçamento em ruas, construção de rede de esgotos e escoamento de enxurradas, abastecimento de água nas partes mais altas da cidade. Foi construido um grande reservatório de água, no local denominqdo "Alto da Caixa d'água" e que era abastecido por uma bomba, que levava a água de uma pequena represa construida no Bairro dos Freitas. Beneficiou também a construção de prédios para funcionamento de fábricas. Manutenção de estradas de ligação com Barroso, encampação da estrada Dores de Campos à Estação de Prados, pois pertencia a particulares e era cobrado pedágio. Fez benefícios para a zona rural, nas estradas e construção de escola da Lagoa Seca. 



                  Inácio Silva, segundo da esquerda para a direita


JOSÉ MARIA TRANQUEIRA – Prefeito eleito pelo povo dorense, foi empossado em fevereiro de 1951 e exerceu o cargo até 1955. Fez melhorias em ruas das partes altas, para escoamento de enxurradas, pois em dias de chuvas inundava    de lama as ruas central da cidade. Fez manutenção de estradas e um grande benefício para o povoado de São Sebastião de Campinas, distrito de Dores de Campos, zona rural, com a construção de um depósito de água potável. Fez tambem, benfeitorias no Distrito de Barroso, pois o lugar ainda pertencia a Dores de campos. A praça Santana foi uma das benfeitorias e o apoio para implantação da fábrica de cimento. Em 1954 Barroso se emancipou e tornou-se mais um município mineiro.



JOÃO BATISTA (bombola) – Prefeito eleito pelo povo dorense e empossado em 05 de março de 1959 e governou até janeiro de 1963. Fez melhorias em ruas com calçamento, na rua Vicente Silveira com calçamento em toda sua extensão e por ser uma rua mais larga, mandou construir canteiros no centro, tornando uma rua com duas pistas e também para ornamentação com árvores e flores. Fez manutenção das estradas de acesso à zona rural.  Construiu uma ponte, nivelada com a rua Inácio Silva com a Praça José Cardoso. A ponte antiga,  em madeira e estreita desproporcional à largura da rua, sobre um ribeirão que  que deságua no Ribeirão do Patusca, alagava aquela área em tempos de chuvas. Com a construção da ponte, em cimento, melhorou muito para o acesso à praça José Cardoso e também o transito para a Estação de Prados e cidade de Prados. Foi em seu mandato, através do Ministro das Energias, o Senhor Gabriel Passos, que se instalou a CEMIG. Como reconhecimento, foi colocado um busto em sua homenagem na rua Vicente Silveira. Conseguiu também, com o deputado Senhor José Bonifácio, em Barbacena, Minas Gerais, a doação e construção de um prédio na rua Dr. Sílvio Tranqueira, para funcionamento de um colégio. Com a inauguração em 1962, passou à denominação de “Escola da Comunidade de Dores de Campos” e que ficou sob o comando da Paróquia. Um grande passo para a educação e formação profissional dos dorenses.

        



   Construção da ponte sobre o ribeirão que deságua no Ribeirão do Patusca, rua Inácio Silva com Praça José Cardoso.  Ainda acontecem enchentes, dependendo da quantidade de chuvas.



Pavimentação da Rua Vicente Silveira
         







 

Nenhum comentário: