As primeira alfabetização foram feitas por pessoas no âmbito residencial. Quem possuia algum grau de instrução, procurava ajudar aqueles que almejavam o interesse pelo conhecimento.
Em 1880 foi criada a primeira escola pública no Distrito de Dores do Patusca. Cujo sistema de ensino, destinava-se para pessoas do sexo masculino, cujos professores foram: Belarmino Antônio Cardoso, Carlos Vale, Aureliano Marques e Martiniano Tito Muniz.
Posteriormente, em 1890, foi criada outra escola para o sexo feminino, cuja professora foi: Honorina Josefina Muniz.
Randolfo Teixeira de Carvalho, filho de Vicente Teixeira de Carvalho, nasceu na fazenda do Macau, zona rural do Distrito de Dores do Patusca .
Randolfo Teixeira de Carvalho, filho de Vicente Teixeira de Carvalho, nasceu na fazenda do Macau, zona rural do Distrito de Dores do Patusca .
Com esforços, obteve para o Distrito de Dores do Patusca:
- Criação da Agência do Correio;
- Duas escolas, uma para as pessoas do sexo masculino e outra para as do sexo feminino;
- Água potável e canalizada, até às torneiras em vários pontos do Distrito de Dores do Patusca;
- A criação do Grupo Escolar, que tem seu nome.
Em 1899 houve a inauguração da primeira água potável no Distrito de Dores do Patusca. Foi construída uma rede de água potável e colocadas torneiras em vários pontos do distrito. Assim, facilitando para a população , abastecia-se das águas dos córregos.
Com a construção do prédio com destinação escolar e ao entrar em funcionamento, as pessoas começaram a apresentar evolução.
Prédio do Grupo Escolar Randolfo Teixeira |
Algumas pessoas começaram a se destacar e passaram apresentar melhor desenvolvimento financeiro. A arquitetura, que antes eram de pau a pique, construíram casas residenciais e comerciais de taipa ou tijolos , melhorando a arquitetura e de melhor nível.
Naqueles tempos as famílias eram numerosa, em média de oito a dez pessoas. Portanto, precisavam de residência maior.
Outras pessoas que por aqui chegaram e gostando do lugar, se fixaram e construíram residências e casas comerciais. Aos poucos o Distrito de Dores do Patusca foi apresentando melhorias acentuada.
Loja do Cortez
Alguns que possuíam melhores condições financeiras passaram a enviar seus filhos para estudarem em outros municípios, de melhores recursos e que possuíam um sistema de ensino mais elevado.
Em São João Del Rei havia um sistema de ensino, regido por padres ou freiras e que adotavam um regime de internato, de regras rígidas eram submetidos a um ensinamento diariamente intensos e com um curto período para descanso, que eram aproveitados para visitação às casas dos pais. Mas, valeu a pena o sacrifício. Formaram-se pessoas qualificadas, para ensinamentos em escola de Dores. Outros foram continuar estudos, em lugares preparo em cursos, como: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário