quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O DISTRITO DE DORES DO PATUSCA

Pelo decreto nº 14 de 15 de Abril de 1890, sendo governador do Estado de Minas Gerais o Dr. João Pinheiro da Silva que expediu o referido decreto, desmembrou o Vilarejo do Patusca do Município de Tiradentes, integrando-o ao Município de Prados e nomeando-o Distrito de Dores do Patusca.




O Sr. Manuel Justino da Silva, um dos filhos de Bernardo Francisco da Silva, doou a seu filho José Justino da Silva uma vasta extensão de terras, que casou-se com Domitilde Teixeira da Silva. O Sr. José Justino da Silva, de comum acordo com sua esposa, cedeu áreas, gratuitamente, a pessoas que trabalhavam em suas terras. Assim, possibilitou a construção de novas ruas e casas.


Após o seu falecimento, em 1899, sua esposa Domitilde Teixeira da Silva fez doações de uma grande área de terreno à paróquia, que vendeu ou aforou os lotes, possibilitando a construção de casas, pelas pessoas carentes e sem recursos financeiros que podiam construir suas casas e usufruir enquanto estivessem  residindo nelas, mas não podiam emprestar, alugar ou vender.

Nenhum comentário: