O povo dorense sempre foram dados à boa convivência. Gente religiosa e de bons sentimentos, mantinham entre as famílias estreitas relações de amizades. Eram frequentes as festas familiares, que se fazia a qualquer pretexto. Aniversários ou a chegada de alguém que estivesse ausente por muito tempo era motivo obrigatório para visitas. As reuniões familiares, tão animadas, foram as preliminares da vida social intensa e a solidificação das amizades entre as famílias.
Havia fartura de gêneros alimentícios, mas o dinheiro em espécie era muito difícil. Contudo, tocavam para frente as atividades sociais. O ajuntamento de famílias para um bate papo, ouvir música e realizações de festas eram constantes nos fins de semana.
As atividades festivas eram diversas e a realização de bailes, carnaval e Semana Santa, amenizavam um pouco dos problemas pelos quais passavam.
Naqueles tempos havia cordialidade, cavalheirismo. A boa convivência entre as famílias havia o interesse à prática da boa vizinhança e o bom relacionamento de amizade. Uma sociedade feita de pessoas simples e trabalhadora. Mas, que não deixava de lado os nossos costumes e por isso, ganhamos o apelido de Patusqueiro ( no dicionário da língua portuguesa quer dizer; festa, festeiro).
No esporte, havia o interesse pelo futebol. Depois do expediente no trabalho, que era de segunda, das 06:00 horas às 17:00 horas e aos sábados até às 14:00 horas, já com os apetrechos do esporte, iam direto para os treino. Além do futebol, havia também, a prática da corrida de bicicletas (alugadas) porque nem todos as possuiam, em um percurso de 6Km (de Dores à Estação da Ferrovia Oeste Mineiro, território de Prados). Chegou a ter até luta de boxe, sob a sombra da Figueira, no centro.
Dorense Clube
Dorense Clube
Sete de Setembro Esporte Clube
Outras formas de atividades e de laser. A natação era feita nas cachoeiras da periferia.Caçadas(felizmente foi proibida nos anos 60), pescarias, sinucas, serenatas, passeios turísticos, desfiles de Miss,
com o objetivo de sempre manter o espírito alegre.
Pescaria no rio Araguaia, Goiás(atual Tocantins) |
Passeios Turísticos |
Passeio Turístico |
Grupo de Seresteiros |
Bienal de Dores de Campos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário